Juichi Sagara

Retrato do Mestre Juichi Sagara
Retrato do Mestre Juichi Sagara

JUICHI SAGARA

O mestre Juichi Sagara foi o introdutor da cultura do Karate no Brasil, tendo iniciado em 1957. Não demorou muito e, em 1959 fundou a Federação Paulista de Karate, então associada à Federação Paulista de Pugilismo, tendo sido o seu primeiro diretor.

O seu pioneirismo na arte do KARATE-DO (em tradução livre – caminho através de mãos “VAZIAS”) se estendeu a outros estados brasileiros tendo sido além de São Paulo, também fundador da Federação Pernambucana de Karate, Federação de Karate do Distrito Federal (Brasília), Federação Paranaense de Karate e Federação gaúcha de Karate.

Em mais de trinta e sete anos de pacientes aulas, onde sempre as qualidades técnicas, emocionais e sobretudo morais, são rigidamente observadas, o Mestre Sagara foi instrutor de mais de 120.000 (cento e vinte mil) alunos no Brasil e outros países latino americanos, em suas academias e clubes desportivos e recreativos e mesmo como antigo instrutor oficial da Polícia de São Paulo.

O resultado deste trabalho pode ser avaliado a partir de várias conquistas de seus alunos que se tornaram sucessivamente campeões no Brasil e no exterior (Sul Americano, Panamericano, Tri-Campeão Universitário no Japão) e finalmente, mestre do único brasileiro a se tornar Campeão mundial, no Segundo Campeonato Mundial Oficial de Karate em 1973 em Paris – França.

Ao longo de anos de aulas e convivência com atletas, o Mestre Sagara pôde observar a importância da tridimensionalidade (físico-mente-espírito) no desenvolvimento do ser humano, o que levou-o a pesquisar e fundar o Karate Tridimensional que é hoje ensinado com grande sucesso a todos seus alunos.

Mestre Sagara se dedicou também ao estudo e pesquisa da história da humanidade e frequentemente proferiu palavras sobre o assunto.

Seu interesse pelo desenvolvimento de nosso país foi evidenciado também pela grande dedicação que o mesmo tinha com relação ao intercâmbio cultural e econômico entre o Brasil e países do Oriente.Os resultados deste esforço podem ser avaliados principalmente através de vários projetos de cooperação mútua nas áreas de agricultura, economia, educação, cultura, esporte e ecologia.

Mestre Sagara se empenhou na condição de coordenador responsável pela construção da cidade do esporte e da paz aqui no Brasil. Trata-se de um projeto de escala global, visando a união dos povos e sua convivência pacífica. Este espaço que contará com um esforço Brasil-Japão será um protótipo da paz mundial em território brasileiro.

Texto extraído do Curriculum Vitae do Mestre Juichi Sagara
Fonte: Escritório da residência do Mestre Juichi Sagara com autorização de sua esposa Luisa Sagara.
Data: Dezembro de 2010.
Responsável: Alessandro Barboza.